- Construção conceitual e política;
- Paradigma tecno-econômico;
- Baseado em um conjunto de inovações: computação, eletrônica, engenharia de software, telecomunicações, etc.
- Revolução industrial;
- Substituição do trabalho humano por máquinas;
- Grandes estruturas organizacionais;
Paradigmas do 3º Milênio:
- Revolução digital;
- Substituição das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores;
- Organizações mais enxutas;
"O conhecimento é um recurso primário para indivíduos e para a economia como um todo".
Estratégia Competitiva
Conceitos:
- Plano: guia ou curso de ação para o futuro;
- Padrão: fluxo de ações, consistência no comportamento ao longo do tempo;
- Posição: maneira de colocar a organização no ambiente;
- Perspectiva: maneira de ver o mundo (reflexão);
- Pretexto: truque, manobra para enganar o ambiente.
Cinco forças competitivas:
- Permitem identificar os pontos fortes e fracos no contexto em que a organização se encontra;
- Ajuda na formulação de estratégias;
Barreiras:
- Economia de escala;
- Diferenciação do produto;
- Necessidade de capital;
- Custos de mudança (comprador);
- Acesso aos canais de distribuição;
- Política governamental;
- Retaliação prevista: outras empresas tentam impedir a entrada de novas empresas.
- Outras empresas que possuem produtos que desempenham a mesma função que o da indústria em questão.
- Numerosos e equilibrados;
- Crescimento lento da indústria;
- Ausência de diferenciação.
- Forçam o preço para baixo;
- Jogam os concorrentes uns contra os outros;
- Tem poder quando: compram grandes volumes; os produtos são padronizados, ou seja, não possuem muita diferenciação.
- A integração é feita para trás, existe um maior interesse em conhecer todo o processo, desde a matéria prima ao produto final.
- Tem poder quando: são dominados por poucas empresas; não possuem substitutos; a indústria não é um cliente importante; o produto vendido é importante para o comprador; o produto é diferenciado e existem custos de mudança;
- A integração é feita para frente, por exemplo, algumas editoras já distribuem seus próprios livros em livrarias próprias.
Estratégias Competitivas Genéricas:
Melhor estratégia: reflete as circunstâncias particulares da empresa.
1. Liderança no custo total:
- Custo baixo em relação aos concorrentes;
- Exige alta parcela de mercado, posições vantajosas;
- Instalação para produções em larga escala;
- Redução de custos através da experiência;
- Controle das despesas;
- Minimização do custo de alguns departamentos como P&D e Marketing;
2. Diferenciação:
- Produto único no mercado;
3. Enfoque:
- Concorre em um nicho específico de mercado, uma linha específica de produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário